quarta-feira, 15 de abril de 2009

Fragmentos de uma biografia

General-de-Brigada JOÃO SEVERIANO DA FONSECA
(27-Mai-1836 – 7-Nov-1897)
- Patrono Do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro –



O General João Severiano nasceu na antiga cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, Estado de Alagoas, no dia 27 de maio de 1836, sendo filho do Tenente-Coronel Manuel Mendes da Fonseca e de dona Rosa Maria Paulina da Fonseca.  

Tornou-se o primeiro médico do Exército Brasileiro a chegar ao generalato. Também foi político, historiador, diplomata e escritor.  

Cursou a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde em 1860 diplomou-se em medicina. Doutorado em 1862, ingressou no Corpo de Saúde do Exército como 2º Tenente. Foi Chefe da enfermaria da Escola Militar da Praia Vermelha e cirurgião-chefe do Hospital Militar da Corte. Em 1880 passou a integrar a Academia Imperial de Medicina como membro efetivo, sendo o primeiro militar agraciado com tal honraria. Em 1889 foi nomeado professor da cadeira de Ciências Físicas e Naturais do Imperial Colégio Militar.  

Passando por todos os postos da carreira militar, foi promovido a General-de-Brigada em 1890, ano em que tornou-se membro do Conselho Superior Militar de Justiça. Chegou ao mais alto cargo do Corpo de Saúde, com o título de Inspetor-Geral do Serviço de Saúde do Exército. Tomou parte na Campanha do Uruguai e na Campanha da Tríplice Aliança.   

Sendo homem de vastíssima cultura, integrou diversas agremiações literárias e científicas, como o Instituto de França, o Instituto Farmacêutico do Rio de Janeiro, as Sociedades de Geografia do Rio de Janeiro, de Lisboa, de Madri, o Instituto Arqueológico Alagoano, o Ateneu de Lima, o Instituto Médico Brasileiro e o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Publicou, ainda, diversos livros sobre medicina, história, geografia e etnologia. Agraciado com inúmeras condecorações, o General Severiano foi o único Oficial do Corpo de Saúde do Exército a receber a Ordem do Cruzeiro. 

Ao eleger-se Senador, em 1891, afastou-se do serviço ativo, retornando à Inspetoria-Geral somente em 1895, vindo a falecer dois anos depois, no Rio de Janeiro.  

O General João Severiano da Fonseca foi escolhido, em 1940, para ser o Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, tendo essa escolha sido homologada por Decreto de 13 de março de 1962. 

O monumento que aparece nas três fotografias, em sua homenagem, encontra-se no jardim principal, à frente do Hospital Geral de Porto Alegre (HGePA), nos altos do Bairro Floresta. Não há informações sobre o autor da belíssima peça, mas a placa sob o busto informa tratar-se de doação feita pelo Coronel Médico Nilton Guilherme. Na placa de bronze, mais abaixo, consta a data de 27 de maio de 1979 que, provavelmente, corresponde à da sua inauguração.

Evandro

Nenhum comentário: