sexta-feira, 6 de julho de 2012

Casas bonitas - I

TAQUARI, RS 
- Uma bela arquitetura –

Gostei muito das casas antigas que encontrei em Taquari. Há exemplares belíssimos, muitos dos quais no estilo açoriano.

Lamentei, realmente, que algumas dessas construções, como estas três que mostro a seguir, estejam quase em ruínas. Penso que não mereciam tal destino e que deveriam ser restauradas e conservadas, pois a Cidade só teria a ganhar com isto.



 

Não sei o que representam os dois primeiros destes prédios, acima. Entretanto este que mostro abaixo, abrigou o Cine Theatro São João, como aparece identificado logo no alto da página MONUMENTOS DE TAQUARI, no link do “Instituto Estadual de Educação Pereira Coruja”. Esta escola participou de uma gincana belíssima que teve por finalidade registrar os monumentos e locais históricos da Cidade. Iniciativas deste nível são atitudes meritórias que precisam ser incentivadas pois só se pode dar valor àquilo que se conhece. Para se amar uma cidade ou um país, a primeira coisa necessária é conhecer seu passado, cultuar sua história, preservar a memória de seus próceres e o patrimônio cultural, arquitetônico, e artístico que legaram.





Ressalvo que não conheço a realidade local. Nada sei sobre planos de conservação, nem imagino que projetos existem a este respeito. As informações que transcrevo nestas postagens foram obtidas em sites e fontes oficiais, de modo que a elas pode-se atribuir credibilidade. Entretanto, comentários que faço, são de minha exclusiva responsabilidade mas não têm, de nenhum modo, o objetivo de criticar nem as entidades taquarienses nem a sua população que merecem todo o meu carinho e respeito.

Dentro de poucos dias – ou algumas semanas, se tanto – pretendo voltar a Taquari, pois sei que muitas coisas devem ter mudado, como é o caso da Praça da Matriz que vi, com intensa alegria, através do site DERMANDAR -  ter tido a sua reforma concluída. E voltando lá, vou fotografar tudo o que puder, e publicar aqui em “Retratos do Meu Jardim”. Acho que é uma dívida que tenho com esta Cidade bonita mas que, coincidentemente, conheci numa época inapropriada.

- continua -

Nenhum comentário: