sexta-feira, 25 de março de 2011

Sobre torres e guaritas - I

PARQUE DA GUARITA



Alguns dos mais belos cartões postais da Cidade de Torres, no litoral Norte do Rio Grande do Sul, encontram-se no Parque Estadual da Guarita e nas suas proximidades. Situado entre a Praia da Cal e a Praia de Itapeva, o Parque tem aproximadamente 350 hectares de pura beleza. Sua criação deveu-se ao trabalho do internacionalmente conhecido engenheiro agrônomo e ecologista José Lutzenberger (Porto Alegre, 17-Dez-1926 – Porto Alegre, 14-Mai-2002) a partir de projeto do também conhecido paisagista Burle Marx.


De seu ambiente natural são destaques, além da praia, as três formações rochosas que têm o nome de Morro do Meio ou Morro das Furnas, a maior delas, com mais de 135.000 m2 em sua plataforma superior, e de onde se descortina uma paisagem de beleza indescritível; a Torre Sul, Morro Sul ou Torre de Fora com imenso paredão rochoso, ao alto da qual se tem acesso através de uma escadaria com mais de cem degraus; e a menor, mas nem por isto menos bela e graciosa, conhecida simplesmente como Pedra da Guarita.  

De minha recente visita ao lugar, selecionei 34 fotos, tiradas em diversas condições de tempo e luminosidade, já que o período em que lá estive foi bastante instável, com alguns dias – ou horas – de muito sol e outros períodos um tanto nublados e chuvosos.


Parece-me, porém, que esta seleção dá uma idéia bastante aproximada da realidade do lugar, que merece ser sempre divulgado e visitado muitas vezes.

- continua -

Nenhum comentário: