segunda-feira, 19 de março de 2018

São Leopoldo, RS

SANTUÁRIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

       Este Santuário está localizado na Cidade de São Leopoldo, RS, no Vale do Sinos, junto ao túmulo do Padre João Batista Reus (1). Constitui-se num dos principais pontos turísticos da cidade – e possivelmente de toda a região.

       Foi construído entre os anos de 1958 e 1968, nas imediações do cemitério particular dos Jesuítas, e atrai cerca de 600 mil devotos anualmente.

       Na fachada, destaca-se um painel apocalíptico, com 14 metros de altura e 185 metros de largura, montado com pastilhas de vidro pelo artista plástico Danúbio Gonçalves (2) À frente, ao lado direito, possui um campanário com 45 metros de altura. No interior, aparece a imagem do Sagrado Coração de Jesus, com 6 metros de altura, feita de alumínio, cobre e bronze.

















* * *

          (1) João Batista Reus, (Johann Baptist Reus, nascido em Pottestein, Bavieira, em 10 de julho de 1868 e falecido em São Leopoldo, RS, em 21 de julho de 1947).  Ingressou na Companhia de Jesus e, após sua ordenação, foi enviado para o Brasil. Durante muitos anos foi professor de teologia no Colégio de Cristo Rei, em São Leopoldo. Grande místico, a ele são atribuídos inúmeros milagres. Desde 1953 o processo de sua Beatificação encontra-se em andamento no Vaticano.

           (2) Danúbio Vilamil Gonçalves (Natural de Bagé, RS, nascido em 30 de janeiro de 1925), pintor, desenhista, gravurista e escritor,  foi fundador do Grupo da Gravura de Bagé. Também foi docente de Gravura no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de Litografia no Atelier Livre da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Está atualmente com 93 anos de idade.  

Evandro

Nenhum comentário: