sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Por terras lusitanas – XV


O SANTUÁRIO DE FÁTIMA

     O SANTUÁRIO DE FÁTIMA, ou SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA, localiza-se na Cova da Iria, na cidade de Fátima, Concelho de Ourém, em Portugal e é um dos mais importantes Santuários Marianos do mundo.
     Constitui-se de diversos recintos, com funções específicas, e possui belíssimas estátuas e monumentos, dentre os quais apreciei muito o dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, feito em bronze dourado, erguido no centro de um fontanário com quatro bicas, no qual a água surgiu pela primeira vez em 1921. Outros dois monumentos que merecem destaque, são os dos Papas Paulo VI e João Paulo II, localizados no adro do Santuário da Santíssima Trindade. A estátua de João Paulo II, em bronze, com 3,5 m de altura, é de autoria do escultor polonês Czeslaw Dzwigaj. 





     O lugar principal do Santuário de Fátima é, sem dúvida, a BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, em estilo neo-barroco, projetada pelo arquiteto holandês Gerard Van Krieken. Sua pedra fundamental teve a bênção de Dom Manuel da Conceição Santos, Arcebispo de Évora, em 1928, e a construção estendeu-se até 1953. O templo foi sagrado em 7 de Outubro de 1953 e no Ano Santo de 1954 o Papa Pio XII concedeu-lhe o título de Basílica Menor.
     A imensa praça à sua frente, chamada de Recinto de Oração, é o local onde os fiéis se concentram durante as grandes celebrações. Seguindo-se por ela, chega-se à BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE, construção mais nova do Santuário. É uma igreja muito ampla, espaçosa, com 40.000 m2, comportando mais de 8.500 pessoas sentadas, sendo o 4° maior templo católico do mundo em capacidade. Esta Basílica foi projetada pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis e foi inaugurada em 12 de outubro de 2007, por ocasião dos 90 anos das Aparições. Sua decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. Tem planta circular por fora e quadrangular por dentro, e conta com 12 portas laterais (cada uma dedicada a um dos Apóstolos de Jesus) e uma grande porta central, chamada a Porta de Cristo.


     Na CAPELINHA DAS APARIÇÕES encontra-se a imagem original de Nossa Senhora de Fátima. Esta capelinha foi construída exatamente na Cova da Iria, local onde ocorreram as aparições da Virgem Maria. 







       As fotos desta postagem são apenas algumas das dezenas que fiz nessa visita. Tenho algumas outras selecionadas, mas não sei quando publicarei ou se o farei. De qualquer modo, estas são suficientes para dar-lhes uma ideia do que é este Santuário Mariano, ao qual pretendo retornar tão logo me seja possível.

       Espero, sinceramente, que gostem.

Evandro

* * *

       Fátima é uma pequena cidade da Região de Lisboa e Vale do Tejo, distrito de Santarém, subdivisão do Concelho de Ourém. Tem uma área de 71,29 km²  e cerca de 11600 habitantes. Fica a 128 km de Lisboa. De carro chega-se lá em 1 hora e meia, mais ou menos, seguindo pela Auto-Estrada A-1.

      O site abaixo é a página oficial do Santuário. É bastante completa e elucidativa:





2 comentários:

Anônimo disse...

Você já foi ao Santuário de Fátima inaugurado em maio desse ano, em Porto Alegre?
Milagrosíssimo! Eu posso garantir!!!!!!

Evandro disse...

Conheço o Santuário de Fátima recém inaugurado aqui em Porto Alegre. Vou postar aqui algumas fotos que fiz durante a construção e depois de pronto. Abraço. Obrigado