quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Nos Caminhos do Sul

CATEDRAL DE SÃO PEDRO
– Rio Grande, RS –
       Faz mais de cinco anos que visito Rio Grande regularmente. Desta bela Cidade já fiz mais de quatro mil fotos, algumas dezenas das quais publicadas em cerca de dezoito postagens neste blog. Entretanto, um dos lugares mais significativos, de inegável valor histórico – a CATEDRAL DE SÃO PEDRO – só apareceu aqui em três fotos publicadas no dia 5 de março de 2013!
       Hoje, finalmente, estou me redimindo através destas trinta e cinco, selecionadas de uma série que fiz recentemente (no dia 12 deste mês). 





 

      A Catedral de São Pedro é uma das mais preciosas joias arquitetônicas de nosso Estado, pelo seu valor artístico e histórico. Sua construção teve início em 1755 por ordem de Gomes Freire de Andrade. Em estilo barroco tardio, foi projetada por José Fernandes Alpoim. Trata-se da primeira igreja construída no Rio Grande do Sul. 







    Na Catedral, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional / IPHAN desde 1938, está sediada a Diocese de Rio Grande. Entre 1996 e 1997, devido a graves danos causados pelo tempo, foi restaurada e mais recentemente, em 2007 e 2008, foi novamente reparada, encontrando-se agora em perfeitas condições. 





 

     Junto à entrada, ao lado esquerdo, temos a pia batismal e logo adiante a capela com o túmulo de Dom Frederico Didonet, primeiro bispo da Diocese criada em 1971. Na parede frontal, estão as urnas com os despojos de Raphael Pinto Bandeira e Sebastião Xavier da Veiga Cabral da Câmara. 








      Penso que as fotos que mostro a vocês dão uma ideia bastante fiel do que é esta bela igreja que merece ser conhecida e visitada muitas vezes.
Evandro  

Nenhum comentário: