quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Magia ou simples realidade?

MERCADO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE

    Marco histórico e cultural de minha Cidade, um dos seus símbolos mais autênticos, o velho Mercado Público resiste não só ao tempo e aos maus tratos, como às intempéries e às tragédias como o 4° incêndio que sobre ele se abateu no dia 6 de julho de 2013.

    Hoje, no dia em que publico estas fotos, ele ainda está em fase (final) de restauração daquele desastre. Falta pouco para que volte a ser o ponto de referência do Centro, local de encontro dos porto-alegrenses e de convivência com todos os visitantes que, ao passarem por Porto Alegre, sempre encontram um tempo para uma visita. Logo, logo, todos os seus espaços, restaurantes, lojas e estabelecimentos diversos estarão, de novo, funcionando a pleno, fazendo renascer ali a vida comercial, social e boêmia que são suas características mais marcantes. 












    O comércio da parte térrea já está restabelecido. As bancas de gêneros alimentícios, bebidas, artigos religiosos, peixarias e outras, estão em plena efervescência. Restaurantes tradicionais, como o Gambrinus e Naval, padarias, cafés e doçarias, já funcionam, se não em sua total capacidade, pelo menos em grande parte.

     Recentemente andei por lá, quando fiz estas fotos. Elas comprovam que o nosso Mercado Público, à semelhança dos seres fantásticos e mágicos de todas as lendas, e protegido por seu Axé, tem uma capacidade infinita de resistir aos sinistros e ressurgir cada vez mais vigoroso e pleno de juventude. O Bará (*) que o diga.

Evandro

* * *

(*) Sobre a lenda do Bará existem diversos registros. Um deles pode ser encontrado neste site: “IMPEDIMENTO” 

Nenhum comentário: