quarta-feira, 6 de março de 2013

Seu apelido: Coquinha

SANTA CRUZ DO SUL – I
 
Santa Cruz do Sul localiza-se na região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, entre os municípios de Rio Pardo, Vera Cruz, Venâncio Aires e Candelária. Está aproximadamente a 150 km de Porto Alegre e tem uma população de mais ou menos 130.000 habitantes (122.451 pelo censo de 2009), distribuídos numa área de 733,473 km².
 
Nela se realiza a famosa Oktoberfest que reúne anualmente milhares de turistas. Sua fundação data de 31 de março de 1877, tendo sido emancipada de Rio Pardo.
 
Estive lá no início de fevereiro deste ano, quando fiz as fotos que hoje começo a publicar. Eu já havia passado em Santa Cruz outras vezes, mas sempre em rápidas incursões, geralmente me deslocando de Santa Maria para Porto Alegre. Recentemente decidi ficar por algumas horas, pois queria conhecer uma das suas atrações que sempre me chamou a atenção: a belíssima Catedral de São João Batista, em estilo neogótico, cujas fotos deixo para mostrar ao final, na última postagem.

 




 
 
Inicio esta série basicamente com alguns monumentos que desde logo se destacam na paisagem urbana de Santa Cruz do Sul. Estes monumentos estão localizados em duas praças. A primeira é a Praça Getúlio Vargas, um lugar magnífico, em frente da Catedral, onde fotografei o Monumento às Mães e – ao lado do templo – o monumento a Marcelino Champagnat, fundador do Instituto dos irmãos Maristas.  


 
 
A segunda é a Praça da Bandeira onde se encontram os bustos de André Klarmann e do Professor Luiz Pinheiro Guimarães Dourado.











 
 
Na Praça da Bandeira, destaco o bonito prédio da Prefeitura Municipal, tendo à frente o imponente Monumento comemorativo ao Centenário da Independência do Brasil, erigido sobre um pedestal de granito e composto de diversas esculturas e elementos decorativos, em cobre, obra do Atelier de Escultura e Galvanoplastia de João Vicente Friedrichs, fundidos em Porto Alegre em 1923. Nele vemos os bustos de Dom Pedro I, Joaquim Gonçalves Ledo, José Bonifácio de Andrada e Silva e Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Ao alto, uma figura feminina empunha com a mão direita um facho de luz e com a esquerda uma bandeira.   



 
 

Finalmente, ao lado da Prefeitura, está o pitoresco monumento intitulado “Gruta da Coquinha”, mandada construir em 1915 por Galvão Costa – Intendente Municipal por três vezes, de 1894 a 1898, de 1904 a 1908 e de 1913 a 1916 – em homenagem a sua esposa, Sra. Maria Cândida Menezes Costa a quem dera o apelido carinhoso de “Coquinha”. 
- continua -

Nenhum comentário: