quarta-feira, 10 de maio de 2017

Aqui morou um Poeta

CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA
     Este prédio situado na Rua dos Andradas (“Rua da Praia”), no Centro Histórico de Porto Alegre, abrigou originalmente o HOTEL MAJESTIC. Esse hotel esteve em atividade desde o início dos anos 1930 até 1950, período em que teve hóspedes famosos do mundo político (Getúlio Vargas, Jango) e do mundo artístico (Vicente Celestino, Francisco Alves e Virgínia Lane). Entre 1968 e 1980, abrigou seu hóspede mais ilustre – o próprio Mario Quintana, que residiu no apartamento 271.
   O projeto de sua construção é do renomado arquiteto teuto-brasileiro Theodor Wiederspahn, contratado por Horácio Carvalho, empresário do ramo de importação e exportação, proprietário da área. Ocupa os dois lados da Travessa Araújo Ribeiro, sendo interligado por grandes passarelas embasadas por arcadas e contém terraços, sacadas e colunas. O hotel de luxo foi considerado na época de sua construção, muito ousado pois as passarelas suspensas sobre a rua era até então inédita.
     As obras iniciaram em 1916, ficando concluída a primeira parte (Oeste), com cinco pavimentos, em 1918. A parte Leste, com sete pavimentos, teve início em 1926 sendo concluída em 1933. 




       Tombado em 1990 pelo Governo Estadual, o antigo Hotel foi transformado no magnífico Centro Cultural – a Casa de Cultura Mário Quintana – com ambientes aprazíveis e diversos espaços, como a Biblioteca Lucilla Minssen, a Biblioteca Erico Veríssimo, parte do Museu de Arte Contemporânea do Estado, os acervos Mário Quintana e Elis Regina, a Discoteca Pública Natho Henn, as Galerias Xico Stockinger e Sotero Cosme, os Teatros Bruno Kiefer e Carlos carvalho, três salas de cinema, cafés, bomboniére, livraria e diversas salas para dança, fotografia, exposições, atelier  e outras. 



       A Casa conta ainda com o terraço do quinto andar, onde, desde 2002, foi instalado o “Jardim José Luztenberger”, nosso grande ambientalista, falecido naquele ano. Aí encontram-se várias espécies de plantas dos banhados, dos desertos, das pradarias e dos trópicos. Os vasos e banheiras do antigo hotel foram aproveitados no ajardinamento do espaço. 




    Selecionei algumas fotos das que fiz no dia 6 deste mês, para esta postagem. Espero que vocês gostem. 

Evandro  

Nenhum comentário: