domingo, 2 de agosto de 2015

O fruto de um sonho

SANTUÁRIO DAS MÃES

       Distante aproximadamente 45 km de Porto Alegre, este belo Santuário pertencente à Diocese de Novo Hamburgo localiza-se no bairro Alpes do Vale, antigo bairro Roselândia, na Cidade de Novo Hamburgo, RS. Chega-se a ele, no topo de graciosa colina 300 metros acima, através da rodovia RS-239, acessando a Rua Germano Friedrich, num caminho de magníficas paisagens naturais.

       Fruto de uma idéia que começou a tomar forma pelos anos 1990, o Santuário é uma homenagem a todas as mães, sem qualquer distinção, e é dedicado a “Maria Imaculada, Mãe Evangelizadora”, sua Padroeira.  





      Foi projetado pelo arquiteto Carlos Peixoto e teve sua pedra fundamental lançada no dia 30 de agosto de 1998, sob a bênção do Bispo Dr. Hermann Josef Spital, de Trier, Alemanha, durante visita que fez à Diocese de Novo Hamburgo.

      As obras de sua construção tiveram início em março de 2000, a cargo dos engenheiros Norberto Scherrer e Irmãos, mas só foram concluídas após a remodelação do Altar e do Presbitério, encargo este confiado à arquiteta, urbanista e artista plástica Miriam Reichert. Esta parte do trabalho teve início no dia 5 de janeiro de 2004. Três meses depois, em 5 de abril de 2004, data coincidente com o aniversário de emancipação de Novo Hamburgo, o Santuário, finalmente, recebeu a bênção inaugural.  




       À frente do Santuário vemos uma torre com 4 sinos inaugurada no dia 21 de março de 2010 pelo Bispo Diocesano Dom Zeno Hastenteufel. Fabricados pela “Fundição Artística Paulistana”, empresa tradicional da Família Angeli, de São Paulo, estes sinos têm as seguintes características: 

       O primeiro pesa 2080 quilos; tem uma altura de 1,83m e 1,53m de diâmetro da boca; sua nota musical é dó e é dedicado a Maria Imaculada – Mãe Evangelizadora. O segundo pesa 1050 quilos, tem a altura de 1,40m e diâmetro da boca de 1,19m; sua nota musical é mi e é dedicado a São Willibrordo, segundo padroeiro do Santuário. O terceiro sino pesa 550 quilos, tem a altura de 1,08m, diâmetro da boca é de 0,97m e sua nota musical é lá; é dedicado a São João Vianney e São Vicente Pallotti. O quarto sino pesa 310 quilos, tem 0,87m de altura, 0,79m de diâmetro de boca e sua nota musical é si; é dedicado a São Francisco Xavier e Santa Terezinha








       A imagem da Padroeira é obra do artista Ferdinand Stuflesser, radicado em Ortisei, região de Trento, Itália, oferecida pelo benfeitor Sr. Odivo Schick, proprietário da indústria de saltos e cepas “SACE”, que também doou os setenta bancos do Santuário, confeccionados em madeira de ipê. 


       As fotos que mostro foram feitas em duas vistas que fiz ao Santuário, a primeira no dia 20 de maio e a segunda em 1 de agosto de 2015.

       Extraí todos os dados acima do livro “SANTUÁRIO DAS MÃES – História e Mística”, de autoria do Monsenhor Oscar João Colling, editado por Mons. Airton Luiz Haak, Reitor do Santuário das Mães, Novo Hamburgo, RS, com aprovação do Bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, em 8 de julho de 2013.

Evandro 

Nenhum comentário: