quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Igrejas do meu Jardim


PARÓQUIA SÃO VICENTE PALLOTTI

    A Paróquia São Vicente Pallotti faz parte da Sociedade Vicente Pallotti, integrada à Arquidiocese de Porto Alegre. O templo está localizado na Rua Brito Peixoto, no bairro Passo d’Areia, em Porto Alegre e tem uma arquitetura interessante, em forma cônica. É bem amplo e rodeado por um conjunto de dez belos vitrais que convergem para o alto, cujo projeto e construção esteve a cargo da empresa “Vitrais Zenon”, de Guaporé, RS. A luz natural, matizada pelas cores desses vitrais, torna o ambiente interno bastante agradável.  

    O projeto de construção começou a ser desenvolvido em 1976, sendo a pedra fundamental lançada em 1979. Quatro anos depois – em 1983 – a igreja foi concluída. 















    Seu padroeiro nasceu no dia 21 de abril de 1795, em Roma. Foi ordenado Padre no dia 16 de maio de 1818, aos 23 anos. Teólogo e doutor em Filosofia, a ele se deve a fundação, no dia 09 de janeiro de 1835, da União do Apostolado Católico (UAC), da qual participavam padres, irmãos, irmãs e leigos, com o objetivo de unir todas as iniciativas apostólicas. Pallotti faleceu no dia 22 de janeiro de 1850, em Roma, aos 55 anos de idade.

    No pontificado do Papa Pio XI, foi beatificado no dia 22 de janeiro de 1950 (cem anos após sua morte). Sua canonização ocorreu com João XXIII, no dia 20 de janeiro de 1963, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Evandro 

Nenhum comentário: