domingo, 1 de abril de 2012

Nos Caminhos do Sul

SOBRADO DA MACEGA

Minhas andanças pela Cidade do Rio Grande levaram-me a este prédio que, curiosamente, tem o nome de “Sobrado da Macega”. Não identifiquei a origem e não entendi o nome nem o motivo.





Do site da Prefeitura transcrevo estas informações que muito melhor do que eu descrevem o que é esta construção de beleza incontestável:

Belíssimo exemplar do patrimônio histórico, artístico e cultural da Cidade do Rio Grande, o Sobrado de Macega foi construído a mando da senhora Faustina Centeno da Silva, sobrinha do general Bento Gonçalves e neta do Capitão de Dragões Joaquim Gonçalves da Silva, sétimo descendente direto de Jerônimo de Ornellas, fundador de Porto Alegre.

O prédio de 1.034 m² era dividido em dois pavimentos. O pavimento superior destinava-se a residência da família, enquanto o pavimento térreo era ocupado como depósitos e senzalas, sem, contudo, possuir instrumentos de tortura. As paredes de 70 cm de espessura, repousam sobre estacas de eucalipto. O assentamento dos tijolos foi executado com o emprego de cal e barro. Uma curiosidade técnica é a fixação das dobradiças. Estas estão introduzidas em blocos de pedra furados, com preenchimento feito em chumbo derretido e socado.

A fachada, com denso trabalho ornamental, representa a interpretação arquitetônica eclética nacional, no período de sua introdução no Sul do Brasil. Em 1978 um violento incêndio destruiu todo interior do casarão e parte de sua fachada. A Pescal, empresa da região, restaurou o imóvel e resgatou a história do Sobrado de Macega.

Discordo um pouco da afirmação de que “(...) empresa da região, restaurou o imóvel...” pois a fachada, apesar de relativamente inteira, ainda está bastante suja e não apresenta sinais de grandes cuidados. A não ser pelas três portas, sobre as quais estão os toldos amarelos (terríveis!) com o nome da Pescal, o restante do prédio está interditado e não consigo imaginar o que terá restado, lá dentro. A Pescal ocupa a sala que é acessada por estas três portas, e essa dependência, sim, está em boas condições, restaurada, servindo de escritório ou posto de venda da empresa.

Observem-se os vitrais sobre as portas, vistos de dentro para fora. O prédio, contudo, é bonito, merece uma visita mas precisa de uma reforma cuidadosa que lhe restaure a beleza original.

Evandro

* * *

Um comentário:

Maria Célia disse...

Ana, pesquisei para você sobre:
O Sobrado da Macega foi mandado construir em 1877 pela Senhora Faustina Centeno da Silva, sobrinha do General Bento Gonçalves da Silva e neta do Capitão de Dragões Joaquim Gonçalves da Silva, descendente direto de Jerônimo de Ornella, fundador de Porto Alegre. O prédio apresenta estilo arquitetônico eclético, rico e de grande harmonia, com denso trabalho ornamental e severa simetria. Por mais de um século, o Sobrado da Macega, manteve-se forte e imponente até que em 1978 quando um incêndio consumiu o seu interior. A indústria Pescal S.A. reconhecendo o valor cultural do prédio mandou restaurá-lo.