sábado, 24 de março de 2012

De regresso ao meu jardim

PARABÉNS, MINHA CIDADE!

Tu, Porto Alegre, cidade dos meus sonhos, comemoras, a partir de hoje e durante uma semana, os teus 240 anos de fundação. Como não tenho publicado nenhuma foto tua (as últimas, estive verificando, foram em 3 de janeiro!...) quero me redimir dizendo que não te esqueci. Jamais te esqueço. Além disto, este blog só existe porque o fiz para ti. Não fosse por ti os “Retratos do Meu Jardim” não teriam sentido.

Então, minha “Leal e Valerosa Cidade”, eis aqui mais algumas fotografias através das quais quero te mostrar para o mundo.



 

Todas estas fotos foram feitas no dia 12 de dezembro de 2011, do 14º andar da Assembléia Legislativa, de onde, num panorama de quase 360 graus, a vista é privilegiada.

Dali pode-se ver o Centro Administrativo do Estado, a Rua Duque de Caxias e seus antigos casarões, o Palácio do Governo, a Catedral Metropolitana, o Palácio da Justiça, o Theatro São Pedro, e a Praça da Matriz (Praça Marechal Deodoro).



 

Lá de cima descobrimos, no horizonte, a silhueta delicada dos teus morros distantes; aprecia-se a tua topografia caprichosamente criada pela Natureza e a forma característica de tuas edificações, sejam as antigas, sejam as mais novas que com aquelas convivem em harmonia. E entrevemos parte do Centro, na direção do Oeste, ao fundo do qual o nosso – meu e teu – Rio Guaíba, insinua-se entre as Ilhas, sob o encanto da luz do teu sol.




 

Sei que vais gostar delas, porque as fiz com o carinho imenso que, bem sabes, tenho por ti. Não sei fazer poesia. Só sei tirar fotografias – do meu jeito de aprendiz eterno, para o meu álbum de lembranças, sem pretensões maiores – de preferência de ti, a minha mais encantadora musa e modelo.

Elas são o presente que hoje te ofereço. Presente modesto, ingênuo, mas pleno em sinceridade. E ao ofertá-lo a ti, neste dia, te abraço muito ternamente e te digo, do fundo do coração:

Parabéns, minha cidade linda. Feliz aniversário.

Evandro

Nenhum comentário: