terça-feira, 25 de outubro de 2011

Uma rua que é um jardim

Avenida Ganzo

O Bairro Menino Deus é um dos mais antigos de Porto Alegre. Em seus primórdios foi chamado “Arraial do Menino Deus”. Cresceu. Modernizou-se. Mesmo assim, muitas de suas ruas conservam, ainda hoje, o bucolismo de um passado distante. É o caso desta avenida de nome estranho, um tanto desconhecido, mas de beleza quase ímpar.






Quem foi, ou quem foram, os Ganzo? Pois encontrei a informação no próprio blog da Família Ganzo” (1), onde seus descendentes preservam a história e no site do Câmera 2”, coluna redigida pelo professor e pesquisador fotográfico Ronaldo Marcos Bastos (2) 

A pessoa que empresta o nome a esta bela avenida chama-se Juan Ganzo Fernandez, um técnico de telefonia e eletricidade que aqui radicou-se no ano de 1908, quando organizou a firma Ganzo, Durruty & Cia destinada à construção de um centro telefônico para o qual obtivera a concessão do governo. Para isto fundou a Companhia Telephonica Rio Grandense, incorporando os serviços existentes desde 1886, até então administrados pela companhia União Telephonica

O local onde fica a Avenida Ganzo fazia parte da chácara onde Juan Ganzo Fernandez residia com sua família. Na chácara havia até um jardim zoológico, conforme os registros que encontrei. 

Estas fotos foram feitas nas proximidades da Rua Múcio Teixeira, mas em praticamente toda a extensão da avenida o cenário é muito semelhante a este, florido e alegre como um domingo de primavera. 

Evandro

Nenhum comentário: