quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Restinga Seca - V

UM NOME, ALGUNS NÚMEROS E DATAS







Sempre que penso em Restinga Seca, a imagem que à Cidade mais associo é de Iberê Camargo, um dos mais conhecidos artistas plásticos rio-grandenses e um dos maiores pintores, gravadores e escultores do Brasil.

Aprecio muito seus trabalhos, principalmente os primeiros, antigos, que me parecem mais alegres. Os últimos, para o meu gosto, são um tanto “pesados”, escuros, o que me causa uma impressão meio mórbida que, ainda assim, não anula, de nenhum modo, minha admiração e respeito por ele, nem a grandeza de seu talento e a magnitude de sua obra.

Iberê nasceu em Restinga Seca em 18 de novembro de 1914 e morreu em Porto Alegre em 9 de agosto de 1994. Perguntei às pessoas se sua casa ainda existia, pois queria conhecê-la. Ela não existe mais. Mas fiquei sabendo que ficava próxima de uma antiga caixa d’água junto à velha Estação da Viação Férrea. Mostraram-me o caminho e fui até lá, onde fotografei a caixa d’água, a estação e duas outras casas antigas, muito deterioradas mas que conservam, apesar disto, uma elegância quase aristocrática. (Tenho pena das velhas casas que as pessoas relegam ao abandono e terminam se transformando em ruínas!...).

A estação do trem está desativada e mal conservada, o que é sempre lamentável e nos causa um misto de nostalgia e frustração. Ela foi construída em 1898 e fazia parte da linha de estrada de ferro Porto Alegre – Uruguaiana, criada em 1885.



Não tenho como reconstituir a história da Cidade, mas levantei alguns dados (como faço sempre) que julgo importantes para que as pessoas ao menos se orientem quanto aos lugares que mostro em minhas fotos. Assim, anotei que Restinga Seca se situa na Região Central do RS, integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana e tem uma população de mais ou menos dezesseis mil habitantes (há outros números conflitantes, mas a média, imagino, é aproximadamente esta).

Sua emancipação ocorreu em 25 de março de 1959, desmembrando-se de Cachoeira do Sul (da qual era distrito), através da Lei Estadual nº 3730/59. Por rodovias muito boas, com asfalto excelente e bem sinalizadas, fica distante cerca de 65 km de Santa Maria e 280 km de Porto Alegre. Faz divisas com diversos municípios, como Formigueiro, Dona Francisca, Agudo, São João do Polêsine, Paraíso do Sul, São Sepé, Silveira Martins, Cachoeira do Sul e Santa Maria, e a localização geográfica é 29°48’48” de latitude Sul e 53°22’30” de longitude Oeste. A altitude é de 49 metros.

- conclui a seguir -

Nenhum comentário: