segunda-feira, 30 de novembro de 2015

A terra do Rei Pelé


TRÊS CORAÇÕES
- Minas Gerais -

       A Cidade de Três Corações localiza-se ao Sul do Estado de Minas Gerais. Tem uma área aproximada de 828 km², 77 mil habitantes e fica distante 287 km de Belo Horizonte. É conhecida, entre outros motivos, por ser a terra onde nasceu Edson Arantes do Nascimentoo Rei Pelé, craque da Seleção Brasileira de Futebol que conquistou o tricampeonato mundial de futebol nos anos de 1958 (Suécia), 1962 (Chile) e 1970 (México). 


 

       Sua criação como Distrito de Três Corações do Rio Verde deu-se através de decreto de 14 de junho de 1832. Em 23 de setembro de 1884, recebeu a denominação de Município de Três Corações do Rio Verde, (Lei Provincial nº. 3.197) e instalação em 10 de julho de 1885. Por força da lei nº. 843, de 1923, o município passou a denominar-se simplesmente Três Corações




 

     A versão oficial dá como origem do nome, a antiga Capela erigida por Tomé Martins em louvor aos Sacratíssimos Corações de Jesus, Maria e José. Mas duas outras versões, de cunho mais poético, falam sobre o nome Três Corações. A primeira é sobre o amor de Jacira, Jussara e Moema por três boiadeiros vindos de Goiás, que partiram deixando-as desconsoladas. A segunda versão fala das curvas caprichosas do Rio Verde, que atravessa o município, desenhando três corações em seu caminho sinuoso.












 

       Nesta postagem mostro a vocês, nas fotos acima, alguns detalhes que me chamaram a atenção (casa antiga, velho portão de ferro) e pontos interessantes que encontrei nesta bonita Cidade, como o Cruzeiro da Semana Missionária, a Praça Monsenhor Fonseca com a Igreja do Cristo, um bonito painel de azulejos que encontrei no pátio da Escola Stefânia Falcão Margotti, o belo Pórtico da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) com seus dois painéis em relevo, a Igreja Cristã Maranata, a Avenida Getúlio Vargas, a Praça Odilon Resende Andrade com o busto do homenageado, e a Praça Cel. José Martins / Praça Pelé, com a estátua e monumento do rei Pelé erigido em 23 de setembro de 1971.

Evandro 

Nenhum comentário: