quinta-feira, 16 de abril de 2015

Recordações Lusitanas


RELEMBRANDO LISBOA 







    Tenho vontade de mostrar todas as fotos de todos os recantos de Portugal por onde perambulei, especialmente de Lisboa. Contudo, é anseio impossível de concretizar, pois estou me referindo a mais de duas mil fotografias. Quase três mil, para ser mais preciso. 

    Periodicamente volto aos meus arquivos com o intuito de selecionar mais algumas. Entretanto... como é difícil! São tantas imagens, cada uma com uma história peculiar, que não raro desisto e adio a tarefa, relegando ao futuro a sorte daquelas que terão vez. 

    Hoje, coube a estas oito o privilégio de entrarem para a minha galeria. Na ordem em que as coloquei, posso identificá-las, para vocês, como segue: 1) Avenida Liberdade, ao crepúsculo, mostrando a bela Loja Prada; 2) arcos internos da Torre de Belém; 3) uma das incontáveis fachadas revestidas de azulejos, com sacadas gradeadas e floridas junto às janelas; 4) uma esquina com detalhes do Banco Nacional Ultramarino; 5) o romantismo da noite junto às Escadinhas de Santo Estêvão, em Alfama; 6) uma esquina no Largo da Sé, proximidades da Igreja de Santa Maria Maior, ou a Sé de Lisboa, sede do Patriarcado e da Paróquia de Lisboa; 7) A Gare Oriente, ou Estação Oriente. Lugar fabuloso por sua arquitetura e monumentalidade em todos os sentidos, principalmente pelo movimento intenso do transporte que por ali se conecta - ônibus, trens (os comboios, o metrô), - e onde se pode encontrar até livrarias imensas; e 8) o bucolismo e o encanto dos carris (bondes, para nós), como este da linha 28 que percorre as ruas de Lisboa conduzindo-nos a lugares de indescritível beleza.  

    Sem demora publicarei mais fotos, pois já tenho uma boa quantidade delas pre-selecionadas e editadas. Depende apenas de uma escolha e de decidir se farei aleatoriamente ou se mostrarei um lugar específico, como uma das muitas e belíssimas igrejas, ou museus, ou parques, ou paisagens. Enfim, há muito o que publicar! 

Evandro  

Nenhum comentário: