terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Flagrantes - II


SANTA CATARINA
Postais para todos os gostos

TIJUCAS
- Parte 1 -

Como de hábito em minhas andanças, saio da estrada principal e enveredo por vias secundárias ou acesso a alguma localidade onde nunca estive antes. Em recente passagem pelo Estado de Santa Catarina – ao qual não apenas os catarinenses, mas também os forasteiros chamam de “Santa e Bela Catarina”, com sobra de razão – decidi conhecer o Santuário de Santa Paulina, no município de Nova Trento.  

Só depois que estava a caminho é que percebi que a Cidade e o Santuário eram um pouco mais distante do que eu imaginava. Desisti da idéia e, como me encontrava em Tijucas, sob um calor de quase 40°C, sem considerar que o que eu queria mesmo era chegar em casa (em Porto Alegre) o mais breve possível, optei por “dar uma volta” pela Cidade, sem afastar-me muito do Centro. Não me arrependo. Em Tijucas consegui algumas boas fotos, como as que mostro a vocês, a seguir, e que dão uma pálida percepção do que, com certeza, pode ser encontrado por lá.

Via de regra as cidades catarinenses – a quase totalidade das que conheço – são bonitas, bem cuidadas, agradáveis e pitorescas. Tijucas não foge à regra. Por isto senti-me à vontade para registrar estes flagrantes, na esperança de qualquer dia voltar lá para conhecê-la melhor. 


Câmara de Vereadores – Gostei do prédio onde está instalada. Está muito bem preservado. Imagino ter sido restaurado há pouco tempo. 


Concha Acústica Nagib Elias Abdala, localizada na Praça Sebastião Caboto. É nova. Foi inaugurada no dia 9 de abril de 2011 e foi batizada, pela municipalidade, com o nome de um conceituado músico local. 


O “Dino”. Consta ser a escultura mais famosa de Tijucas. O Dinossauro foi construído em 1987 e encontra-se na praça Henrique José Ternes. Não encontrei o nome de seu autor, havendo informação apenas de ser obra de um escultor de Santo Amaro da Imperatriz, município distante 33 km de Florianópolis. 



Igreja Matriz de São Sebastião – Teve sua pedra fundamental  lançada no dia 16 de março de 1958 e a execução contou com o trabalho do mestre de obras Miguel Spodaria. Em 13 de setembro de 1964 foi inaugurado o relógio da torre e a 06 de junho de 1965 os sinos. A nova Matriz foi inaugurada no dia 30 de março de 1969.  


A Paróquia de São Sebastião  é muito identificada com o Monsenhor Augusto Zucco,  nascido em Brusque em 5 de março de 1915. Aqui ele foi pároco de 16 de janeiro de 1942 até sua morte ocorrida no ano de 1987. Seu busto está erigido sobre um pedestal de mármore, com placa e a inscrição “MONSENHOR AUGUSTO ZUCCO – 45 ANOS A SERVIÇO DO POVO DE TIJUCAS”.  

* * *

- continua -

Nenhum comentário: