domingo, 5 de janeiro de 2014

Resquícios do Paraíso

IPIOCA

Ipioca é um bairro no litoral Norte de Maceió, distante 18 km do centro da Capital alagoana. Na parte alta encontra-se esta vila, distrito de Floriano Peixoto, de onde se vislumbram parte da área urbana, belas paisagens litorâneas e coqueirais. 








Ao centro destaca-se um largo e um mirante, com monumento em forma de pirâmide, indicando ter sido ali o local de nascimento em 30 de abril de 1839, de Floriano Peixoto, “Honra e Glória das Alagoas”. Há também um pedestal com o busto do insigne Marechal, em cuja placa se lê “MARECHAL FLORIANO PEIXOTO – Homenagem do Exército ao povo de Ipioca – 59° Batalhão de Infantaria Motorizado – Maceió, 30 de abril de 1982”. 




Contudo o que mais  sobressai é a belíssima Igreja de Nossa Senhora do Ó, pertencente à Arquidiocese de Maceió, em frente da qual ergue-se um tradicional Cruzeiro. Foi construída no século XVII, e é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado. Lastimavelmente encontrei-a em estado deplorável de conservação (consta que não recebeu qualquer tipo de manutenção nestes últimos trinta anos!) estando, atualmente, interditada por apresentar riscos de desabamento.






Alagoas orgulha-se de ser o berço dos dois primeiros presidentes da República – Marechal Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, antiga Vila Madalena de Sumaúna, 5 Ago 1827 – Rio de Janeiro, 23 Ago 1892) e Marechal Floriano Peixoto (Vila de Ipioca, 30 Abr 1839 – Barra Mansa, RJ, 29 Mai 1895)

Evandro 

Nenhum comentário: