terça-feira, 8 de maio de 2012

Nos Caminhos do Sul

CAMAQUÃ, RS / 3

A SINALEIRA

Hoje retomo a publicação das fotos feitas em Camaquã, RS, no mês de novembro do ano passado. E abro esta retomada com apenas quatro fotos e já explico o motivo.

Elas servem de preâmbulo às próximas postagens onde mostro uma das praças mais graciosas e interessantes dentre as muitas com que tenho me deparado: a Praça Donário Lopes.

Ainda assim, estas quatro fotos também têm um motivo especial. Elas mostram uma sinaleira, ou melhor “a Sinaleira”, relacionada como “ponto turístico” de Camaquã!...




São detalhes assim que fazem das viagens às pequenas cidades uma ocasião única de nos surpreender. Graças a isto podemos render a nossa homenagem às pessoas que valorizam sua terra natal, cultivam com intenso amor as suas tradições e sabem preservar, com simplicidade e carinho, símbolos do lugar onde vivem e que o forasteiro, na maior parte das vezes, não entende, mas que para elas têm importante significado. Penso que este é exatamente o caso da “Sinaleira”.

Cheguei a ela pela Rua Olavo de Moraes, uma ladeira que começa (ou termina?!) no Largo da Matriz e nos conduz ao Centro, moderno, limpo, bem organizado e muito agradável para um passeio a pé, com boas lojas e comércio variado. E no cruzamento desta rua – Olavo de Moraes – com a Presidente Vargas, eis a “Sinaleira”.

Depois de apreciá-la, vamos atravessar a rua e conhecer a Praça Donário Lopes. 

Evandro

Nenhum comentário: