sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Artesanato indígena


CAINGANGUES e PATAXÓS
Duas etnias, uma única arte













Fiz estas fotos no início deste ano, junto ao Brique da Redenção. Os artesãos indígenas não fazem parte da comunidade dos expositores do Brique e, logo que passaram a expor e oferecer à venda os seus trabalhos, consta ter havido algumas resistências por parte dos Artesãos organizados e cadastrados. Algum tempo depois, os freqüentadores acostumaram-se com a presença deles e, aos poucos foram sendo tolerados e as divergências, tanto quanto sei, se não foram superadas de todo, pelo menos estão, agora, bastante atenuadas.

Na verdade, as comunidades indígenas que apresentam seus belos trabalhos aos porto-alegrenses, são, para mim, verdadeiros artistas. Utilizando-se de matéria prima obtida diretamente da Natureza, realizam obras de extremo bom gosto, aprimorando sempre suas técnicas e conseguindo efeitos visuais de grande beleza. 

Nas primeiras quatorze fotos mostro um pouco do que fazem os Caingangues, comunidade bem organizada e de grande talento na execução de trabalhos em madeira, palhas e cipós e mais recentemente agregando contas e miçangas.

As três últimas fotos retratam a bela índia Suassuna Pataxó que exibe trabalhos trazidos de Porto Seguro, no Sul do Estado da Bahia. Destaque para as penas e os belos cocares.

Evandro

Nenhum comentário: