terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Não "varei a faixa"

SÃO JOSÉ, SC



São José é uma pequena cidade - talvez não tão pequena, como o termo pressupõe - da Região Metropolitana de Florianópolis. É tão junto da Capital catarinense que as divisas entre um município e outro só é identificável pelos nativos. É moderna, progressista, pontilhada de altos e elegantes edifícios, intenso comércio, bonitas praças e avenidas, e tudo mais que compõe uma metrópole.  

Mas eu não queria fotografar edifícios. Andava meio perdido por lá e me socorri de um taxista. Disse-lhe que estava à procura de monumentos e coisas mais antigas. Será que ele conhecia algo que correspondesse à minha expectativa? "Claro. Temos o Centro Histórico de São José. O senhor vai gostar de conhecer". Perguntado sobre como eu poderia chegar lá, ele, gentilmente indicou-me o caminho: "É só seguir por aqui, toda a vida (*). Pode contornar a praça, prá não se perder. Cuidado para não varar a faixa (**)".  

Segui o conselho. Poucos minutos depois, "sem varar a faixa", encontrava-me em "outra cidade", no passado: o Centro Histórico de São José.  

O lugar é surpreendente. Tem construções e monumentos de beleza incrível, predominando nas casas antigas o estilo colonial trazido pelos açorianos. Fiz uma infinidade de fotos que ainda estou tentando classificar e escolher as que pretendo publicar. Não sei quando o farei, mas por hoje, deixo aqui estas três, da mesma casa com a qual me deparei logo ao chegar no Centro Histórico. São as três primeiras fotos que fiz lá.  
Evandro

* * * 

(*) Quem já não ouviu a expressão "vai toda a vida", em reposta à pergunta de como chegar lá

(**) "Não varar a faixa". A preocupação do taxista era de que eu não atravessasse a BR-101. Na verdade, nem compreendi bem o motivo da recomendação, pois era óbvio que eu nem precisava me aproximar da rodovia. Mas... são coisas "da terra".

Nenhum comentário: