quarta-feira, 12 de setembro de 2018

A antiga Jacuhy


SOBRADINHO, RS  

       No dia 5 de agosto deste ano conheci, finalmente, um pouco da Cidade de Sobradinho. Estive lá por umas duas ou três horas, o suficiente para, depois de um leve (e saboroso) almoço no “Pizzaiolo”, estabelecido no “Quiosque da Praça”, dar umas voltas pelo centro. Sei que não é muito, pois consta existir por lá muitos atrativos, com a Rota dos Casarões (no distrito de Campestre) constituída de casarões italianos, exemplares da arquitetura civil, construídas em pedra no início do Século XX, diversas cascatas (Linha Tupi e Linha Carijinho), um balneário (Balneário Lazzari) além do Parque Natural Municipal, que, pelo pouco tempo que eu dispunha resolvi deixar para uma próxima e melhor planejada visita. Aqui estão algumas das fotos que fiz por lá. 

       Sobradinho é uma cidade pequena, mas muito bonita. É bem organizada, com monumentos interessantes e praças bem cuidadas, e lá vivem pouco mais de 14 mil habitantes. Limita-se com os municípios de Arroio do Tigre, Ibarama, Segredo, Passa Sete e Lagoa Bonita do Sul.










 

       A história de Sobradinho tem início em 1825, com a chegada do paulista João Lopes, que subiu a Serra Geral e se estabeleceu à margem de um arroio, onde construiu um sobrado de madeira na estrada que ligava Rio Pardo a Soledade. Nesse local instalou uma casa de comércio, para atender os viajantes. A casa também servia de ponto de referência para os tropeiros que por ali passavam. Inicialmente era chamada Jacuhy. Em 3 de dezembro de 1927, emancipou-se do município de Soledade, de onde fazia parte como o Quarto Distrito. 

       Sobradinho possui uma indústria diversificada, destacando a produção de estofados, laticínios, confecções de couro, tecido e malha, calçados, beneficiamento de madeira, cepas de madeira para calçados, grampos de madeira para uso na secagem de fumo de estufa, metalurgia, carnes e vinhos. Entre os principais produtos agrícolas incluem-se o fumo, feijão, milho, soja e uva, e o principal produto pecuário é o leite com uma produção anual de 1.440.000 litros.   

       Ouvi falar, também de uma festa anual, que é tradição da Cidade, chamada “Festa do Feijão”. Não tenho mais detalhes, lamentavelmente. De qualquer modo, conhecer Sobradinho, embora superficialmente, foi gratificante. Um dia ainda volto lá. Palavra de escoteiro. 

Evandro

Nenhum comentário: