terça-feira, 25 de novembro de 2014

Da terra


RAÍZES, TRONCOS E CAULES

    A terra e as raízes. Troncos de cascas envelhecidas, caules, ramos e ramadas. Folhas e cipós...  O marrom e o verde, ornamentados, vez por outra, com florações amarelas ou vermelhas.  Formas inusitadas, esquisitas que, apesar disto realçam-se pela harmonia e elegância de que se revestem mesmo nos lugares mais improváveis. Umas se escondem, ocultam-se, abstraem-se ao olhar menos atento do passante descuidado. Outras se exibem impudentes sem qualquer receio. Aqui um emaranhado de espécies diversas cuja afinidade não encontra explicação racional. Logo ali, um espécimen isolado dos demais sobressai soberano em seu território restrito. Cores e arranjos, matizes e feitios, tudo mesclado numa desordem surpreendentemente graciosa e coerente que encanta e enternece. 















    Não me questionem sobre seus nomes, ramos, famílias, gêneros, espécies. Isto diz respeito aos botânicos. Não é a minha especialidade. Amanhã, talvez, eu procurarei saber, pois gostando delas como eu gosto, com certeza, qualquer dia, precisarei tratá-las com mais intimidade. Por enquanto permitam apenas que eu as aprecie e fotografe.

Evandro 

Nenhum comentário: