terça-feira, 1 de julho de 2014

Por terras lusitanas - IV

PORTO - I 

Dedicado aos amigos Manuel e Fernanda.

A cidade do Porto é Capital do Distrito do Porto, situado a noroeste de Portugal. Tem uma população próxima de 240.000 habitantes, sendo a segunda maior Cidade portuguesa. Faz parte da Área Metropolitana do Porto, que congrega 17 municípios, nos quais contam-se aproximadamente 2.500.000 habitantes. Sua fundação data do ano 1123 contando, portanto, atualmente, 891 anos. Originou-se de um povoado pré-romano denominado, por essa época, Cale ou Portus Cale que teria dado origem ao nome Portugal.

As fotos que publico hoje foram feitas no final de março deste ano. Lamentavelmente estive pouco tempo nesta encantadora Cidade, pois compromissos previamente agendados – e inadiáveis – nos prendiam (a mim e a minha mulher) a Lisboa, à qual precisávamos regressar. A época é, naturalmente, de dias frios e bastante chuvosos, o que me dificultou bastante o registro fotográfico das belas ruas, avenidas, praças, passeios, igrejas e monumentos, temas aos quais sempre dou destaque em minhas andanças.

Apesar de tudo, e tendo por cicerones um casal de amigos de longos anos, que nos receberam e hospedaram com a tradicional hospitalidade lusitana, foi possível fazer uma quantidade razoável de fotos, das quais selecionei algumas cuja qualidade consegui preservar. 



ACIMA - (1) Capela das Almas – ou Capela de Santa Catarina. Fica na Freguesia de Santo Ildefonso e logo me chamou a atenção pelos azulejos que a decoram exteriormente nas paredes da fachada, da torre e lateral. - (2) A caminho da Praça Almeida Garret e Rua de Sá Bandeira, onde encontramos a belíssima Estação de São Bento. À Esquerda da foto destaca-se a Igreja dos Congregados e na parte mais alta, ao fundo, vemos a Igreja  de Santo Ildefonso  em frente da Praça Batalha. - (3) A Igreja e a Torre dos Clérigos. Construções em estilo barroco, edificadas no Séc. XVIII. Obras de Nicolau Nasoni.  A Torre é a mais alta, no gênero, em todo o País. Possui internamente 225 degraus que conduzem os visitantes para apreciarem vistas admiráveis. 





ACIMA - A Cidade do Porto, além da arquitetura surpreendente de suas edificações, conta com intenso comércio. Lojas de todos os produtos que se possa imaginar alinham-se ao longo das belas ruas e avenidas. Nesta sequência vemos (1) detalhe de uma fachada; (2) parte da fachada e marquise da Loja Marc Jacobs; (3) trecho com fachadas da Rua dos Carmelitas com destaque para a “Fábrica e Armazém das Carmelitas"; (4) placa na entrada da Garrafeira do Carmo, onde se encontram vinhos – inclusive importados – da melhor qualidade; (5) a Casa Ramos (Rua Sá da Bandeira, também com variado estoque de vinhos e produtos alimentícios); (6) fachada da Relojoaria Mendonça (fundada em 1957, também na Rua Sá da Bandeira). (7) Uma preciosidade que encontrei mas não pude visitar em virtude de, na ocasião, estar fechada foi a sesquicentenária Livraria Prólogo (vitrine), fundada em 1881, antecessora da Livraria Lello (na Rua dos Clérigos), que iniciou suas atividades em 1930. É uma das mais conceituadas editoras do mundo e que nos remete ao clássico Dicionário Enciclopédico, que todos conhecemos como “Lello Universal”.  A foto destaca o belo ex libris com a divisa da editora: Decus in Labore (“Dedicação ao Trabalho”). 


ACIMA - Estes quiosques são encontrados em profusão, nos mais diversos pontos da Cidade. São uma marca e um atrativo aos quais não podemos ficar indiferentes. 




ACIMA - Carmo. Praça de Carlos Alberto. Igreja do Carmo ou Igreja da Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. Praça Gomes Teixeira. Universidade do Porto. Eléctrico (bonde) linha 22 Carmo/Batalha.  





ACIMA - Bonde (elétrico) da linha Batalha. As amplas avenidas e belos edifícios do Centro. 

- Continua - 

Nenhum comentário: