quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Escadas do meu jardim - III


ESCADARIAS DE PORTO ALEGRE (3)

Hoje dou prosseguimento ao tema mostrando escadarias que fotografei recentemente em quatro lugares relativamente distantes entre si.

PRAÇA ARGENTINA

Começo com as da Praça Argentina, situada no Centro, entre a Santa Casa de Misericórdia e a Escola de Engenharia, no encontro das Avenidas Oswaldo Aranha e João Pessoa. O local corresponde ao da antiga e histórica “Praça do Portão”, também chamada de Ladeira do Oitavo e Ladeira do Portão. Em 1858 foi denominada Praça da Independência e em 1921 recebeu seu nome atual. No decorrer de sua existência sofreu diversas intervenções urbanísticas que, lamentavelmente, em nada colaboraram para o seu embelezamento. Ao contrário, perdeu o belíssimo muro de contenção da parte inferior, dotado de pilares e gradis ornamentais, com escadaria em leque, construída em 1857. Hoje, não passa de um logradouro comum, sem grandes cuidados ou atrativos, que não lembram de nenhum modo sua antiga beleza estética e aristocrática. 





 


CEMITÉRIO DOS PADRES
- Cascata -

Na seqüência estão quatro fotos que fiz na entrada do Cemitério dos Padres, junto à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Cascata. Escadaria singela, com três lances sucessivos, harmoniza-se com o ambiente de mata onde se situa. Conhecida apenas pelos frequentadores da Gruta, sobre ela pouco há o que comentar. 



 


PASSEIO DAS QUATRO ESTAÇÕES
- Viaduto Otávio Rocha - 

Agora, as escadarias do Viaduto Otávio Rocha, que formam o “Passeio das Quatro Estações” e nos seus quatro segmentos tem até nomes próprios. Os que começam na Rua Jerônimo Coelho e sobem na direção da Rua Duque de Caxias, chamam-se Verão o do lado direito e Outono, o do lado esquerdo. O que inicia na Rua Duque de Caxias e vai até à Rua Coronel Fernando Machado, pelo lado direito do Viaduto, chama-se Inverno e o do lado esquerdo é Primavera. Essas denominações são recentes, tendo sido adotadas através de Lei Municipal n° 10.541, de 19 de setembro de 2008.  






 


RUA TITO LÍVIO ZAMBECARI
- Mont Serrat –

Finalizando, mais quatro fotos. Esta escadaria fica no Bairro Mont Serrat e faz parte da Rua Tito Lívio Zambecari, servindo para ligar as partes alta e baixa do logradouro. Como regra quase geral, seria importante um maior interesse e cuidado da Prefeitura e dos próprios moradores no sentido de sua limpeza e conservação, já que se trata de bairro nobre, um dos mais tradicionais e conceituados de Porto Alegre. 



 

Pretendo continuar com minhas andanças em busca de mais imagens similares, pois em minha lista constam ainda outras destas construções pelas quais tenho atração especial. Tão logo eu as identifique, publicarei aqui no blog.

Evandro 

Nenhum comentário: