segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A implacabilidade do tempo - I

DA GLÓRIA À DECADÊNCIA (1)  
 
Inicio hoje a publicação de uma série de fotos que tenho feito em diversos lugares onde encontrei estas relíquias. Embora já tenha publicado aqui muitas outras similares, optei por organizar uma edição temática com as que ainda são inéditas.
 
* * * 
 
Meu gosto pelos velhos casarões vem desde tempos remotos. Sou apaixonado por eles. Fico embevecido ante os detalhes de seus frontispícios, de suas paredes, das velhas escadarias, dos corrimões, dos gradis. Encantam-me as colunas, as sacadas, as largas varandas, as portas esculturadas e as janelas muitas vezes com vitrais. Tento imaginar a solene beleza que seus salões ostentaram um dia e o tempo em que conheceram a elegância e o esplendor. E quando os vejo assim, muito próximos da ruína total, comovo-me. Não posso deixar de prestar-lhes a reverência que lhes é devida pelo muito que nas épocas de luxo e requinte significaram para as Cidades em que foram construídos.
 
Quem terá morado neles? Como eram suas vidas? Que motivo os levou a abandonar estas autênticas preciosidades, condenando-os à destruição inapelável, abatidos que serão, certamente, pela ação implacável do tempo? Perguntas que me faço e para as quais não encontro resposta. Então, um impulso irresistível leva-me a preservar em fotografias, tanto quanto me seja possível, a imagem do que deles sobrou: estas quase ruinas que, melancolicamente, logo se transformarão em escombros, mas que ainda revelam vestígios de sua antiga suntuosidade.
 





* * *  
Fiz estas fotos na Cidade de Garibaldi, RS. Logo, prosseguirei com as demais.
Evandro

Nenhum comentário: