domingo, 18 de setembro de 2011

O Amor por princípio...


TEMPLO POSITIVISTA DE PORTO ALEGRE
- Parte I –









Este templo localiza-se na Avenida João Pessoa, e foi construído em terreno doado por José Montaury de Aguiar Leitão (1858 – 1939), quinto prefeito (Intendente) de Porto Alegre, sendo o primeiro eleito através de voto popular. A doação ocorreu em 1912 e a obra estendeu-se até 1928, quando a “Capela Positivista” foi inaugurada.

É verdadeira relíquia da Cidade e nele cultua-se a doutrina filosófica de Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, ou AUGUSTE COMTE (Montpellier, 19 Jan 1798 - Paris, 5 Set 1857), criada no século 19. O Positivismo tem por base o saber humano, a ciência e a união universal, propondo-se a ser uma Religião da Humanidade.

É um dos quatro Templos Positivistas do mundo, sendo um deles localizados na França, berço do Positivismo e os outros dois no Brasil (Rio de Janeiro e Curitiba). Em sua fachada destaca-se o lema fundamental do Positivismo: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. Sobre o portão da entrada lê-se: “Os vivos são sempre e cada vez mais governados necessariamente pelos mortos

- conclui a seguir -

Nenhum comentário: