terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Praça XV e seu entorno - I

NO CORAÇÃO DA CIDADE





1. O CHALÉ - Construção quase centenária (data de 1915) o chalé da Praça XV sempre foi, desde os seus primórdios, um dos principais cartões postais da Cidade. Ponto de encontro de famílias tradicionais e de boêmios, é lugar de visita obrigatória para quem deseja conhecer o verdadeiro “clima” porto-alegrense.
Recentemente, necessitando de manutenção, foi restaurado e recebeu um anexo, próximo ao Abrigo dos antigos bondes. Recebeu iluminação nova que valoriza o seu visual. Ficou bonito e apesar das inovações (o anexo é bem moderno, envidraçado) não sofreu nenhum prejuízo em sua imagem tradicional.
Abriga – desde longos anos – um excelente restaurante com cardápio internacional e serve ótimos petiscos, além de chope maravilhoso. É um dos melhores locais do Centro de Porto Alegre para a “happy hour”.

2. O LARGO E O MERCADO - Têm recebido bastantes cuidados da Prefeitura Municipal. Mesmo durante o dia, com grande circulação de pessoas, o local é aprazível e tem se caracterizado pela limpeza e pela ordem.

3. A PRAÇA – Dentro do projeto de restauração do Centro Histórico, a Praça XV está recebendo um tratamento especial. Mesmo em obras, oferece algumas boas perspectivas para fotos interessantes.

4. A PREFEITURA MUNICIPAL – Prédio projetado pelo arquiteto Luís Carrara Colfosco, começou a ser construído em 1889. Foi inaugurado em 1901. Seu estilo tem influências neoclássicas, apresentando na fachada diversas esculturas inspiradas no Positivismo. Localiza-se na Praça Montevidéu, largo à sua frente, onde se encontra a histórica Fonte de Talavera.

* * *

Nenhum comentário: