sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Nossa árvore do verão - I

O FLAMBOYANT DO PARQUE MARINHA






Esta árvore reina absoluta em dezembro, na minha Cidade. É exótica, alienígena, pois sua origem é a Ilha de Madagascar, mas já estamos tão acostumados com o seu encanto que a consideramos como se nossa conterrânea fosse. Não saberíamos mais viver sem ela. Não sei quando foi trazida para cá, mas é uma das mais belas que Porto Alegre possui dentre as inúmeras espécies de sua flora.

Quando os amarelos, roxos e azuis dos ipês, o rosa das extremosas e o branco dos jacarandás já não colorem mais a paisagem, e quando as flores douradas das canafístulas ainda não desabrocharam, o vermelho dos flamboyants predomina em todos os recantos, do Centro aos bairros mais afastados.

Nos parques e nas praças, nas ruas, nas esquinas, nos pátios e quintais, contam-se às centenas, se não aos milhares, os exemplares de que dispomos.

Esta que mostro nas fotos localiza-se no Parque Marinha do Brasil. É uma dentre diversas outras ali existentes e, para mim, a mais bonita de todas. Fica bem próxima ao movimento intenso da Avenida Borges de Medeiros. Fotografei-a de todos os ângulos, mostrando-a só, na companhia da escultura sem título de Xico Stockinger e em contraste com os edifícios do outro lado da Avenida, quando, sob ela, encontrei “a moça que meditava”.

- (continua) -

Nenhum comentário: