sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uma cidade dominical

Tempos atrás fiz menção ao fato do Centro de Porto Alegre, aos do- mingos e feriados, ser praticamente deserto. Poucas pessoas circulam pela área central, particularmente pela manhã. A causa disto é que minha Cidade não tem, nessa região, grandes atrações que induzam as pessoas a andarem por lá nesses dias. As lojas, os bancos e o comércio em geral permanecem fechados, já que esta atividade fica toda concentrada nos muitos shopping-centers, a maior parte deles afastados do Centro, para onde as centenas de magazines, áreas de jogos e diversões, cinemas e toda sorte de atrativos existentes conduzem os porto-alegrenses e turistas.

É então que se pode admirar, com atenção e calma, algumas peculiaridades desta Cidade, que nos dias de semana é agitada e efervescente. Sua arquitetura é interessante, misturando estilos diversos - antigos, clássicos e modernos – que muitas vezes criam efeitos inusitados.





Por outro lado temos o clima. Há,naturalmente, quem goste dele. Eu, particularmente, o detesto, no inverno e mesmo fora dele, quando os dias são úmidos e sombrios. Com um tempo como o nosso, apenas a paisagem na orla do Guaíba salva o nosso bom humor. Ela é sempre romântica, linda e saturada de terno bucolismo.






* * *

A primeira foto mostra a “Praça Revolução Farroupilha”, nome que foi dado ao antigo largo entre o Mercado Público e a Estação Central do Trensurb (o nosso “Metrô”) onde se destacam construções como o Mercado, o Pórtico em arco sobre o acesso subterrâneo da Estação, o Edifício da Prefeitura Municipal, o Edifício do INSS e painel que reconstitui algumas cenas da história do Estado. As outras duas fotos são do Edifício da APLUB, em cujas vidraças está refletido o Palácio do Comércio, atual sede da Junta Comercial.

Um comentário:

al disse...

Parabéns pelo blog. Gostei das fotos.