terça-feira, 7 de julho de 2009

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil

PARÓQUIA DA ASCENÇÃO - III





A Igreja da Ascenção teve sua pedra fundamental lançada em 13 de dezembro de 1921, como resultado do projeto de construção elaborado em 1916, do qual participaram o Reverendo Ernesto Arnaldo Bohrer, Carlos Hohlfeldt, João Sarmento e Alberto Blank, reunidos no dia 24 de agosto daquele ano com a finalidade de organizar a missão, a que deram o nome de Capela da Ascenção.  

Nessa reunião decidiu-se pela fundação de um núcleo da Sociedade Auxiliadora, que veio a ser organizada em 28 de agosto. Esse núcleo fundador ficou constituído por Sarita Thomas, presidente, Edith Bohrer, tesoureira, Ida Hohlfeldt, secretária e contou com a participação, também, de Julieta Godolphim.   

Construída no ano de 1922, a Igreja da Ascenção teve seu primeiro culto celebrado no domingo de Páscoa desse ano, mas só foi consagrada em 1923, por ocasião de um concílio hospedado pela Paróquia. 

Seus primeiros párocos foram William Mathew Merrick Thomas, fundador, por três vezes, em 1916, 1918 e 1924; Ernesto Arnaldo Bohrer por duas vezes, em 1917 e 1922, como interino; e James Watson Morris, em 1923.  

Nas fotos mostro alguns fragmentos da Igreja, em ângulos muito pessoais, que registrei nos dias 26 de junho e 6 de julho deste ano. Fiquem com a certeza de que as guardarei nos meus arquivos, entre as maiores preciosidades de minhas mais gratas reminiscências. 

Evandro 

* * * 

FONTES - O pouco da história aqui registrado, datas e nomes, eu obtive no site da IGREJA EPISCOPAL ANGLICANA DO BRASIL e nos "APONTAMENTOS DE HISTÓRIA DA PARÓQUIA DA ASCENÇÃO", do Rev. Oswaldo Kickhofel, Porto Alegre, 2006. 

AGRADECIMENTOS – Ao Reverendo Oswaldo Kickhofel, pela fidalguia da acolhida e pela preciosa cópia de seus originais que me ofertou gentilmente. A Kelen Bernardi, a Karina, ao Flávio e à Professora Vera, que me orientaram e facilitaram o acesso à Igreja da Ascenção, bem como a obtenção destas fotografias. Foi um apoio inestimável, sem o qual estas fotos não teriam sido feitas nem publicadas. A eles, a minha gratidão e carinho.

5 comentários:

Regina de Lemos disse...

Foi nesta igreja que recebi as primeiras lições sobre o Evangelho Hoje,14 de maio de 2011 constato com muita tristeza,que a igreja pede socorro. Ameaçada pelos cupins, sofre a ação do tempo, sem verbas para restauração. Não há dinheiro nem para a pintura que já está velha e descascada.
A Igreja está agonizando, o socorro é urgente.
Regina Lemos

reginadelemos@blogspot.com disse...

A Igreja foi importante para a minha formação espiritual e religiosa.
É uma pena o estado em que se encontra, sem dinheiro para a manutenção.Fora estes problemas ainda sofre a ação dos bandidos que furtaram todo o material que havia na cozinha. Até a casa do padre foi invadida. Agora nem reverendo existe mais, apenas o padre Henrique que é quem toma conta.

reginalemos.blogspot.com disse...

Desejo que a Igreja sobreviva e que não termine, como ocorreu com o Colégio Cruzeiro do sul que foi vendido , depois de ter ido à falência por falta de uma boa administeação.

regina lemos disse...

vejam matéria a respeito da situação da Igreja no meu blog
www.reginalemos.blogspot.com

Evandro disse...

Regina.

Os teus comentários são muito pertinentes e me envaidecem um pouco, pois apesar de nas minhas postagens procurar mostrar sempre a face bonita do que fotografo, nunca me nego de inserir comentários críticos sobre a conservação desses verdadeiros tesouros de que dispomos, e que muitas vezes estão jogados às traças.

Muitos deles - e principalmente - são patrimônio público. Entretanto, como é o caso desta belíssima Igreja Episcopal, alguns pertencem a entidades privadas.

Não me cabe criticar a situação, pois não tenho autoridade para isto e desconheço completamente a realidade financeira dessas instituições que, seguramente, têm idoneidade e merecem respeito. Isto, porém, não me impede de lamentar a falta de conservação que se observa nessas magníficas obras de arte.

Mas vamos acreditar que as coisas um dia tomarão outro rumo. Alguém, com certeza, vai ajudar.

Evandro