terça-feira, 24 de março de 2009

Ambigüidades

A "SÚPER CUIA"





Este "monumento" se localiza na rótula existente entre as avenidas Edivaldo Pereira Paiva (Beira Rio) e Augusto de Carvalho. A placa nos esclarece que "A Cidade de Porto Alegre, na comemoração dos seus 232 anos, recebe a escultura 'SUPERCUIA' do Artista Plástico Saint Clair Cemin, cuja mostra na 4ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, foi patrocinada pelas Empresas Petróleo Ipiranga". A data na placa é 28 de março de 2004.  

Cada vez que passo por ele fico na dúvida se devo gostar dele ou detestá-lo. Tento compreendê-lo. Observo-o, me questiono e não consigo assumir uma posição com relação a esta "obra de arte". Há dias que o acho "interessante". Noutros, parece-me até bonito. Mas, via de regra, sinto-o verdadeiramente indigesto. Não, por favor, não me interpretem mal! Respeito profundamente o Artista e a sua Obra. E como peça do acervo de nossa Cidade, tem que ser respeitada e, acima de tudo, preservada com carinho o que, pelo que sei, assim tem sido. Só não me peçam para me curvar reverente e comovido diante dele, pois aí já seria exigir muito. 

Eu gostaria que toda obra de arte expressasse apenas a beleza acadêmica. Mas não é assim. Sei que a Arte também gera polêmica. Provoca discussões, leva-nos freqüentemente a refletir sobre a sua proposta e os leigos, como eu, é que terminam ficando sem respostas.  

Uma coisa, todavia, não posso negar: as formas ambíguas desta "Supercuia" bem merecem algumas fotografias. Somadas ao parque em que se situa e às edificações no seu entorno formam um conjunto que vejo um tanto heterogêneo mas que não deixa de tornar o local aprazível e digno de ser conhecido.  

Evandro

Nenhum comentário: