quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Na Rua da Praia - II


RELÍQUIAS DO CENTRO HISTÓRICO

Continuo na Rua da Praia. Não sei qual o prédio – ou o quê – devo fotografar primeiro. Gosto de procurar aqueles menos vistosos para retratar detalhes que não nos chamam a atenção quando estamos com pressa. Mas hoje, algumas construções mais conhecidas ganham maior evidência pela falta das pessoas e do trânsito intenso que nos dias comuns nos impedem de apreciá-las. 




Como exemplo, acima, o Quartel General da Brigada Militar e seu Museu, em prédio anexo. A beleza das duas construções é indiscutível. Sua preservação é algo que nos renova a esperança de que a nossa história permanecerá preservada. São duas obras primas deste trecho de nossa rua tradicional.



Na seqüência, indo na direção da Praça da Alfândega, situa-se a Casa de Cultura Mário Quintana, aqui retratada em três ângulos. É o antigo Hotel Majestic, onde o Poeta residiu por longos anos e que ficou ligado à sua biografia. Fica na quadra formada pela Rua da Praia (Andradas), Travessa Araújo Ribeiro, Sete de Setembro e General Bento Martins. A travessa que liga a Andradas com a Sete de Setembro, foi batizada com o nome de Travessa dos Cataventos, uma homenagem à obra de Mário Quintana. 

Evandro

Nenhum comentário: