terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Memórias Eternizadas

NOVAS HERMAS E BUSTOS









TEN CEL CORREA LIMA (1) 

O Ten Cel Luís de Araújo Correa Lima nasceu em Porto Alegre no dia 4 de novembro de 1891 e faleceu em Curitiba, PR, no dia 5 de setembro de 1930. Tido como o "O Patrono da Reserva", foi o idealizador dos Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). O monumento que lhe presta homenagem fica na Praça Correa Lima, no entroncamento das Rua José de Alencar e Correa Lima, no Menino Deus, em frente ao CPOR/PA. 

ALCIDES MAIA (2) 

Alcides Maya, jornalista, político, contista, romancista e ensaísta, nasceu em São Gabriel, RS, em 15 de outubro de 1878, e faleceu no Rio de Janeiro, RJ, em 2 de outubro de 1944. Eleito para a Cadeira nº 4 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Aluísio Azevedo, em 6 de setembro de 1913, foi recebido pelo acadêmico Rodrigo Octavio em 21 de julho de 1914. Monumento de autoria de Antonio Caringi, situa-se na Praça Gen. Daltro Filho. 

EDUARDO GUIMARÃES (3) 

Eduardo Guimarães, escritor, jornalista e poeta simbolista, formou, junto com Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, a "trindade simbolista" no Brasil. É patrono da cadeira 38 da Academia Rio-Grandense de Letras. Nasceu em Porto Alegre em 1892 e faleceu no Rio de Janeiro em 1928. Entre suas obras constam Caminho da Vida, 1908 e A Divina Quimera, 1916. O busto está na Praça Dom Feliciano, antiga Praça da Caridade, em frente da Santa Casa de Misericórdia, junto à Rua Professor Annes Dias. Não consegui identificar o autor, mas pelo texto do Prof. Rodrigues Till na página 152 de "Monumentos de Porto Alegre", Ed. Evangraf, 2002, concluo que seja mais uma das obras de Andre Arjonas, o mesmo que esculpiu o Intendente Otávio Rocha. 

IRMÃO AUGUST MARX WEIBERT (4, 5, 6)  

Irmão Weibert, nascido em Lorena, França no dia 23 de janeiro de 1859 e falecido em Porto Alegre em 6 de setembro de 1947, foi fundador da obra dos Irmãos Maristas no Rio Grande do Sul. Seu monumento, constituído de duas partes, sendo a segunda delas um painel em bronze com a figura do insigne homenageado acompanhado de jovens alunos e o desenho do Colégio do Rosário, localiza-se na Praça Dom Sebastião. No painel consta a assinatura do autor da obra: L. Lunardi  

OSVALDO CRUZ (7) 

Médico e sanitarista, nasceu no dia 5 de agosto de 1872, em São Luiz do Paraitinga, SP e faleceu em Petrópolis, RJ, em 11 de fevereiro de 1917. Seu monumento situa-se na Praça Osvaldo Cruz. É um busto doado pelos doutores Manoel José Pereira Filho e Oscar Bernardo Pereira, em nome do Instituto Pereira Filho de Pesquisas Clínicas. A Praça onde se ergue o monumento é delimitada pelas ruas Voluntários da Pátria, Pinto Bandeira, Chaves Barcelos e Comendador Manoel Pereira. Até 1880 não passava de um largo às margens do Guaíba que servia de depósito de madeira e de lixo, ponto de lavadeiras e barqueiros, sendo o local conhecido como "Praça Pinto Bandeira". Em 1898 surgiam sinais de melhoria na área com a inauguração de um “chalet" de recreio público, construído próximo à Praça Pinto Bandeira. Só em 1927 é que a praça recebeu o nome de Osvaldo Cruz e o seu ajardinamento é executado: apenas um canteiro com formato elíptico.  

INTENDENTE OTÁVIO FRANCISCO DA ROCHA (8)  

Otávio Rocha nasceu em Pelotas, RS, em 1877 e faleceu em Porto Alegre no dia 27 de fevereiro de 1928. Foi engenheiro militar, jornalista, político e educador. Intendente Municipal de Porto Alegre de 15 de outubro de 1924 a 27 de fevereiro de 1928, considerado "o remodelador da Cidade", faleceu na vigência de seu mandato. Sucedeu a José Montaury e foi sucedido por Alberto Bins. É aqui lembrado com um busto em bronze esculpido por André Arjonas, inaugurado em 28 de fevereiro de 1939 e que se localiza na Praça que leva seu nome.

Evandro

Nenhum comentário: