sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Irreverência e Arte

ESTRELA GUIA II



Gustavo Nakle é artista plástico. Escultor, nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 1951 e desde 1970 reside em Porto Alegre.  

Seu trabalho é tido pelos críticos como "irreverente". Sobre ele, Alngel Kalenberg, referindo-se à obra "Juízo, Purgatório e Paraíso dos Farofeiros", durante a XIX Bienal Internacional de São Paulo, em 1987, comentou: 

"Nakle fusiona o homem com o animal, ou o contorna ou superpõe. Zoomorfisa parte do humano: cabeça ou membros. Mas estes monstros expressam as fantasmagorias de seu autor, liberam suas repressões que, de alguma maneira, são as de nossa sociedade. Do mesmo modo como os bestiários medievais veiculizavam os medos e os sistemas míticos-religiosos daquela época".  

"Estrela Guia II" mostrada aqui em três perspectivas é uma dessas suas obras polêmicas, selecionada pela Prefeitura de Porto Alegre dentro do "Projeto Espaço Urbano Espaço Arte" realizado em março de 2002 e está localizada na rótula que fica no encontro das avenidas Pinheiro Borba, Taquari e Padre Cacique. Acho-a esteticamente agradável de ver. Mesmo sem qualificá-la como extraordinária, para mim é um escultura bonita, tanto pela forma quanto pelas suas cores. 

Evandro

* * * 

Pesquisei sobre Gustavo Nakle no site CASA ARTE / BIOGRAFIAS

Nenhum comentário: