sábado, 25 de agosto de 2007

JARDIM BOTÂNICO - I

PRENÚNCIO DE PRIMAVERA

O Jardim Botânico de Porto Alegre localiza-se na Avenida Salvador França, no bairro também chamado Jardim Botânico. Desde 1958 está aberto à visitação pública, para a qual coloca à disposição um acervo riquíssimo, constituído de mais de oito mil exemplares de palmeiras, coníferas, cactáceas, agaváceas e liliáceas. Em 1974 foram criadas coleções botânicas de espécies arbóreas, organizadas por formações florestais, famílias botânicas e grupos temáticos, tudo distribuído numa área de 39 hectares. O Jardim pertence à Fundação Zoobotânica do Estado do Rio Grande do Sul e atua nas áreas de pesquisa, educação ambiental, conservação e lazer.

Deixando de lado as informações técnicas, sobre as quais sou extremamente leigo, posso dizer que é um lugar maravilhoso. Tem recantos de rara beleza que convidam o visitante a desfrutá-los com alegria e os fotógrafos, mesmo – e principalmente - os amadores, a retratarem cada um desses pequeninos fragmentos de paraíso.

Foi o que fiz, recentemente, incursionando por seus espaços, trilhas, lagos e alamedas. Do que registrei, selecionei estas fotos, no total de oito, divididas em duas partes, e que aqui mostro. As três primeiras mostram o colorido que, imagino, começa a prenunciar a chegada da primavera. A outra, extremamente verde, traz-me a sensação bucólica de abandono, mas de serenidade e paz. Julguem, vocês.





Evandro

Nenhum comentário: