Minha Cidade comemora no próximo dia 26, seus 238 anos de fundação.
Nasceu sob a denominação de Freguesia do Porto dos Casais, por carta pastoral do bispo Dom Antonio do Desterro datada de 26 de março de 1772, mas em janeiro de 1773, no dia 18, foi rebatizada como Freguesia de Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. A data de 26 de março tornou-se oficial através da Lei nº 3609, de 29 de dezembro de 1971, publicada no Diário Oficial do Estado do RS em 31 de dezembro de 1971.
Pois no dia 16, terça-feira, fez um dia magnífico. Um céu de “puríssimo azul”, um sol esplendoroso e uma luminosidade inigualável, cuja combinação deu origem a um visual de causar inveja aos maiores cenógrafos.
Como eu estava disponível, peguei minha câmera e, sem nenhuma premeditação, vi-me circulando pela Praça da Matriz. Não saí dali de suas imediações: monumento a Júlio de Castilhos e Theatro São Pedro. Sem pressa, apenas apreciando o lugar como um turista curioso e descomprometido, caminhei e tirei fotografias. Não mais do que 88 fotos, das quais selecionei as trinta e uma que a partir de agora mostro a vocês.
Não farei maiores comentários, pois tudo (ou quase tudo) que eu poderia dizer, já escrevi em publicações anteriores que vocês podem conferir selecionando as tags “Praça da Matriz” e “Theatro São Pedro”. Aqui, no máximo eu as repetiria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário