quarta-feira, 8 de junho de 2011

Uma vila quase bairro / 2

VILA DO I.A.P.I.

- Um lugar bonito - 



Muitas pessoas a chamam, erroneamente, de bairro. Entretanto a Vila do I.A.P.I. não é um bairro, pelo menos oficialmente. Trata-se de um belíssimo conjunto residencial encravado no Passo d’Areia, este sim, um bairro e dos mais populosos e importantes da Zona Norte da Cidade.

A Vila começou a surgir em abril de 1946, durante o governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra. Seria o “Conjunto Residencial do Passo d’Areia – Instituto dos Industriários”. Projetada pelo engenheiro Edmundo Gardolinski, ocupou uma área de 67 hectares, segundo as fontes oficiais.

Sua inauguração ocorreu em 1953, quando o Presidente era Getulio Vargas. A obra contou com recursos de financiamento do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários (IAPI), de onde herdou a denominação. Nesse período o prefeito de Porto Alegre era o Dr. Ildo Meneghetti.

Constituída de casas individuais e apartamentos (blocos a partir de dois andares), foi um dos primeiros conjuntos residências planejados do Brasil. O que mais chama a atenção no conjunto é a harmonia com que estas construções se integram e a forma como as ruas, avenidas, vielas e acessos foram construídos, privilegiando o paisagismo e a vegetação nativa da área, que foi preservada.

- continua -

Nenhum comentário: