domingo, 15 de maio de 2011

Um novo destino

A CIDADE DO RIO GRANDE / I


Até poucos dias atrás eu não conhecia a parte sul do meu Estado. Minhas andanças naquela direção chegavam apenas à Cidade de Tapes. Daí “para baixo” tudo era incógnita e suposições. 

Eu almejava conhecer Rio Grande, detentora de uma imensidade de construções e monumentos que constituem um patrimônio artístico e cultural incomensurável. Distante uns sessenta quilômetros de Pelotas, é a cidade mais antiga do Estado. Foi fundada em 19 de fevereiro de 1737 pelo Brigadeiro português José da Silva Paes, em homenagem do qual ergue-se na Praça Xavier Ferreira um dos monumentos mais magníficos dos muitos que tenho fotografado. 




Minha permanência em Rio Grande, ou melhor, na Cidade do Rio Grande, foi de apenas três dias, mas asseguro-lhes que para conhecer – e fotografar - aquela Cidade belíssima, eu precisaria de pelo menos um mês.

Com esta postagem começo a mostrar um pouco do que vi e registrei lá. Não sei quanto tempo precisarei dedicar à publicação destas fotos, pois são muitas e a seleção deverá ser demorada. De qualquer modo começo hoje com as primeiras que fiz, junto ao cais onde se concentram barcos de pesca e embarcações de turismo e de transporte normal para São José do Norte, do outro lado da Lagoa dos Patos. 

É um lugar bucólico, amplo e agradável, no qual as possibilidades para boas fotos são imensas.



O memorial das quatro fotos do início, é um monumento construído com três blocos de pedras, sob o qual encontra-se uma placa em granito com estes dizeres: 

Agradecimento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul à contribuição japonesa na formação do povo gaúcho.” / “Memorial em homenagem ao cinqüentenário de imigração japonesa no Rio Grande do Sul. Rio Grande, 18/08/1956” / “Germano Rigotto, Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande, 18 de Agosto de 2006”. 

Sob o texto em japonês há a seguinte tradução: “Takeo Kawamura / Deputado / Câmara dos Deputados do Japão / Secretário-geral do Grupo parlamentar Japão-Brasil” e ao lado direito, sob a legenda em japonês, a inscrição “Grandes Aspirações”.



- continua - 

Nenhum comentário: