sexta-feira, 8 de abril de 2011

De um museu a céu aberto

HAMBURGO VELHO

- Museu de Arte Scheffel -


- Casa da Lira -

Hamburgo Velho é o nome do bairro histórico da Cidade de Novo Hamburgo, RS (Região Metropolitana de Porto Alegre).

Para quem aprecia coisas antigas, casas com bela arquitetura, ruas e alamedas calçadas com pedras, museus e objetos principalmente aqueles trazidos pelos imigrantes alemães, o bairro é uma preciosidade.

Passei por lá rapidamente, em julho do ano passado, e fiz algumas fotos (poucas) com a intenção de voltar com mais tempo. Não pude fazê-lo, de modo que vou mostrar apenas estas onze fotos de dois dos prédios que mais me atraíram a atenção.

Um deles é o Museu de Arte Scheffel (em cima) do qual registrei partes da fachada e paredes externas, além de algumas tomadas de seu pátio interno.

O outro, do qual fiz apenas duas fotos, por não ter tido condições de acesso, é esta casa belíssima, que se encontra fechada e em vias de ser restaurada, e que só agora pude identificar como sendo a “Casa da Lira”, residência antiga do Pastor Samuel Dietschi, “importante personalidade da Igreja Luterana (IECLB)”, identificação e descrição estas que obtive na Galeria de Jorge Luís Stocker Jr., no site FLICKR.

Pretendo voltar lá qualquer dia e sei que vou garimpar fotos lindas, pois o lugar é de uma riqueza cultural e arquitetônica extraordinária.

* * *

2 comentários:

Zanini disse...

Boa tarde. Poderia mandar seu email para prfzanini@hotmail.com
Gostaria de obter mais informações sobre a linha férrea da Vila Nova.
Obrigado.

Evandro disse...

ANDERSON. Estou te respondendo por e-mail.

DUARTE. Grato pelo comentário. Excelente o vosso blogue. Parabéns.

Grato e todos.


Evandro