segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Patrimônio Arquitetônico

UFRGS / CAMPUS CENTRAL







O trecho do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS onde fiz estas fotos localiza-se próximo ao Parque da Redenção, no perímetro formado pelas Avenida Osvaldo Aranha, Rua Sarmento Leite, Rua Eng. Luiz Englert e Avenida Paulo Gama.

Ali encontram-se, além do prédio da Reitoria e outros, diversos prédios antigos de belíssima arquitetura, como o Instituto Parobé e a Rádio da Universidade (nas fotos), o Instituto Eletrotécnico, o Museu da UFRGS, a (antiga) Faculdade de Medicina (ainda em fase de restauração, bastante demorada) e o Instituto de Química.

- Instituto Parobé -

Construído no final dos anos 1920, esta imponente edificação é destaque na paisagem urbana. Apresenta sólida intensidade plástica e requinte artístico.

A fachada principal é marcada pelo movimento dos seus volumes, pela abundância ornamental que incluem ricas esculturas. As cúpulas, revestidas em cobre, contribuem para reforçar o caráter monumental da edificação.

Está prevista a instalação no local do Museu de Engenharia Mecânica, assim como salas de aula, auditório, laboratórios e setores administrativos.

- Rádio da Universidade Federal do RS -

Este prédio foi construído em 1920 e, inicialmente, sediou a Seção de Meteorologia do Instituto Astronômico e Meteorológico da Escola de Engenharia.

Em 1942 este serviço deixou de ser da competência da Universidade e o prédio ficou ocioso por quase dezoito anos até que em 1960, depois de sofrer reforma e adaptação, passou a abrigar os estúdios da Rádio da Universidade que ali funciona até hoje.

É uma construção sóbria e elegante. Sua escada externa, com guarda-corpo vazado, trabalhado em ferro, juntamente com a cobertura do patamar, estruturada em ferro e recoberta com placas de vidro, proporcionam leveza e graça ao pequeno prédio.

* * *

Pesquisei no site da UFRGS / PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

Nenhum comentário: