IGREJA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA
(4)
Imagino que não precisamos fazer comparações nem buscarmos similitudes com as obras magníficas de outros países, para valorizarmos as nossas. E digo isto depois de conhecer por dentro a Igreja Auxiliadora, que eu ainda não conhecia. Ela é linda! É solene sem ser austera. É clara, luminosa, sem o peso das pinturas, sem os lustres imensos, sem a sofisticação de que algumas pessoas devem sentir falta mas que a mim satisfaz plenamente.
Diz o folheto que consegui na Secretaria da Paróquia, que a nave tem 38 metros de comprimento, 18 de largura e 18 de altura. A Capela-mor tem 10 metros de comprimento e onze de largura. Dados técnicos à parte, o que importa é mostrar aqui um pouco do que registrei durante minha visita a esta Igreja que a partir de agora torna-se para mim um ícone, ao qual me reportarei sempre com veneração e entusiasmo.
Descobri-la valeu a pena. Fotografá-la foi gratificante.
* * *
Meu agradecimento às Sras. Suzete e Oneida, da Secretaria Paroquial e à Sra. Neusa Candiotto, organista, pela atenção com que me receberam e pelas informações, folhetos e demais materiais com os quais gentilmente me supriram.
Um comentário:
Parabéns pelo conjunto de posts que tão bem deu a conhecer esta igreja.
Postar um comentário