UM TREM PASSOU POR AQUI
Levei quase trinta anos para fazer estas fotos. A primeira vez que estive aqui foi no final de 1979, ou início de 1980. O lugar atual não sofreu praticamente nenhuma alteração, desde aquele tempo, a não ser, certamente, a vegetação, que cresceu bastante.
A preservação destes vestígios, quase intactos, deve-se ao fato deles estarem escondidos atrás de extenso muro em área onde, por volta de 1912, circulava o trem que ia da estação da Tristeza, via Pedra Redonda até Belém Velho, passando pela Vila Nova. Pois estes restos da antiga ponte – ou o que quer que tenha sido – pela qual passava a linha férrea, está localizado exatamente na Vila Nova.
Sempre tive vontade de reconstituir o percurso que esse trem fazia. Já consultei inúmeras publicações e mapas antigos, mas em nenhum encontrei o traçado da linha. As pessoas com quem falo não sabem, não conhecem, "mal ouviram dizer".
Até o ponto onde as estações se localizavam é difícil de estabelecer. O lugar mais conservado e com uma extensão mais significativa, que ainda encontramos, é o da Vila Conceição, antes de chegar à Pedra Redonda. Ali ainda existe uma espécie de túnel, magnífico, sobre o qual existe outra ponte em arco. Nos demais lugares, como este, da Vila Nova, nenhuma outra referência é possível encontrar, que possibilite fazer a ligação entre os pontos principais e imaginar o caminho à época existente e que foi de grande importância econômica para a Zona Sul da Cidade.
A linha foi desativada entre 1932 e 1938. É só o que consegui apurar. Agora, quase trinta anos depois que descobri esta preciosidade, é que consegui fazer as fotos, com autorização do proprietário da área.
Valeu a pena a espera.
Evandro
2 comentários:
Boa noite, parabéns pelo blog. Moro na João Salomoni, bairro Vila Nova, quando foste pela primeira vez nessas ruínas eu acabara de nascer. Como faço pra visitar esse local? A parte da linha na Vila Conceição entre os paredões eu já visitei, gostaria de conhecer esse local também. Meu email é prfzanini@hotmail.com. Grato.
Obrigado pela visita ao meu blog, Anderson.
Estou te enviando mensagem por e-mail.
Um abraço.
Evandro
Postar um comentário