terça-feira, 17 de agosto de 2010

A segunda Capital Farroupilha - I

CAÇAPAVA DO SUL - RS




No dia 4 deste mês passei rapidamente por Caçapava do Sul. Há muito eu tinha planos de conhecer a Cidade, da qual consta existirem diversos lugares bonitos e de interesse histórico. Lamentavelmente o tempo de que eu dispunha era limitado e não pude fazer uma excursão como pretendia.
Cheguei lá através da BR-392, vindo de Santa Maria, de onde percorri cerca de 100 km em uma hora e pouco. Devido ao horário avançado – era próximo do meio dia e eu precisava estar em Porto Alegre antes do final da tarde - limitei-me a andar pelo centro da Cidade, onde fiz algumas fotos, todas concentradas nas imediações da Praça principal.
Caçapava é uma cidade pequena, mas que se orgulha de ter sido a segunda Capital da República Rio-Grandense nos anos de 1839 e 1840.
Localizada na Serra do Sudeste, tem uma aera de 3047 km2 e uma população estimada em menos de 50 mil habitantes. Limita-se ao Norte com Cachoeira do Sul e São Sepé, ao Sul com Bagé e Pinheiro Machado, ao Leste com Santana da Boa Vista e a Oeste com Lavras do Sul. Fica a 264 km da Capital do Estado.
* * *

Nenhum comentário: