quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Até o ano que vem!...

PRIMAVERA



Estas cinco fotografias não têm muito a ver com a primavera, propriamente, pois foram feitas quando o verão já estava à nossa porta. Mesmo assim, percebo nelas algo que me remete à estação alegre que a todos encanta e inspira. Apenas, não consegui inspiração para escrever algo que me satisfizesse. Então, recorrendo aos meus arquivos, encontrei o texto primoroso que abaixo transcrevo. Com ele, imagino encerrar o ano, pois só em 2009 voltarei a publicar novas fotos. E com ele presto a minha homenagem e registro a maior gratidão a todos vocês que têm prestigiado o meu blog, desejando-lhes um FELIZ NATAL e muitas alegrias, paz, harmonia e sucesso no Ano Novo que logo estará presente.







"A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega. 

"Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.  

"Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.  

"Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.  

"Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz. 

"Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.  

"Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.  

"Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.  

"Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera."
* * *


Cecília Meireles(07-Nov-1901 – 09-Nov-1964) 

* * *  

De "Cecília Meireles - Obra em Prosa – Vol. 1", Ed. Nova Fronteira – RJ, 1998.
Publicado no site "Releituras"

4 comentários:

Diego GF disse...

Belas fotos, Evandro!

E que, pelo menos na metáfora mais aceita, estejamos sempre na Primavera, todos os dias, em todas as estações. Já que a Primavera de verdade, esta, me faz espirrar um pouco... hehehe

Bom 2009 pra ti e pra família toa!
Grande abraço!

Wilmarx disse...

Tudo de bom, amigo! Grande abraço

Alexandre disse...

Quero desejar um feliz ano novo com muita saúde e paz para você e sua família !!

Evandro disse...

Diego, Wilmar, Alexandre e todos os meus amigos.

Desejo a cada um toda a felicidade de mundo. Que o novo ano seja de muita paz, sucesso, harmonia e alegrias mil, junto à Família e aos amigos.

Feliz Natal.

Feliz Ano Novo.

Um abraço enorme.

Evandro