terça-feira, 14 de março de 2017

Cidade ou jardim?


HOSPITAL SÃO LUCAS
    No dia 26 de janeiro estive em visita a um amigo baixado no Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUC-RS e na saída aproveitei para conhecer um pouco desta verdadeira cidade – pelas suas dimensões e pela variedade imensa de recursos que proporciona a quem nela se insere independente do motivo.
    Este Hospital começou a funcionar em 1976. É hospital geral, de natureza filantrópica, que atende a pacientes de todas as idades em praticamente todas as especialidades médicas. 




    “Na área de ensino situa-se como campo de estágio curricular envolvendo, anualmente, mais de 800 alunos dos cursos de graduação, pós-graduação e profissionalizantes. Nele são desenvolvidos projetos de pesquisa básica e clínica, em articulação com as faculdades da área das ciências da saúde, com o Instituto de Pesquisas Biomédicas e o Instituto de Geriatria e Gerontologia.  
    O Hospital São Lucas ocupa uma área construída de 49 mil metros quadrados. Sua capacidade abrange 661 leitos, sendo 508 de internação, 49 de cuidados intermediários e 104 de terapia intensiva. As unidades estão apoiadas por um moderno Centro de Diagnóstico por Imagem, que proporciona maior agilidade e segurança no atendimento e na condução do tratamento. O Centro Cirúrgico, de amplo porte, atende a demandas das especialidades cirúrgicas em nível de assistência a pacientes internados e ambulatoriais. 
    O quadro profissional é composto por 2.600 funcionários contratados, 1.200 médicos do corpo clínico e 170 médicos residentes. Interligado ao Hospital funciona seu Centro Clínico, que abriga 80 clínicas e 68 especialidades médicas.” (Fonte: extraí do site Wikipédia).




    Entretanto, o que me levou a fazer esta postagem foi, naturalmente, a publicação de algumas fotos que fiz – poucas, na verdade – e das quais selecionei estas oito, sendo as quatro primeiras da área interna (saguão de entrada) onde se encontra um Espaço Cultural e as outras de parte do pátio, próximo à área de estacionamento.
Evandro

Nenhum comentário: