A CIDADE DA PEDRA QUE JÁ FOI MADEIRA
Mata é uma pequena Cidade na região central do Rio Grande do Sul, e tem pouco mais de cinco mil habitantes. Está distante aproximadamente 370 km de Porto Alegre, 86 km de Santa Maria e 45 km de São Pedro do Sul e faz divisa com Toropi, São Vicente do Sul, Jari e Jaguari.
Estive lá recentemente, num dia extremamente nublado, o que prejudicou muito o meu projeto de fotografar as famosas árvores fossilizadas.
A topografia do lugar é muito bonita. A Cidade conta com um pequeno Museu Paleontológico onde estão expostos fósseis animais e vegetais. Por todo lugar, nas ruas e praças, há dezenas de troncos – alguns inteiros, outros fragmentados – servindo de decoração, muitos em forma de monumentos.
Este modo de utilização dessas magníficas peças, arrumadas, alinhadas, enfeitando avenidas e canteiros com flores, pareceu-me que compromete bastante a originalidade, pois apresentam-se de modo antinatural, já que foram trazidas das autênticas "florestas petrificadas" da região para os novos locais onde estão expostas. Consta que essas preciosidades têm mais ou menos duzentos milhões (!!!) de anos.
As quatro fotografias acima dão uma idéia do que lá existe. Para quem não conhece, fica a sugestão: façam uma visita ao lugar. Vale a pena conhecer a cidade da Mata.
Evandro
Nenhum comentário:
Postar um comentário